Mesmo que nada saiu de sua primeira sessão no Memphis Recording Service, Elvis estava determinado a dar-lhe outro tiro. Ele voltou para o serviço de gravação em janeiro de 1954 para gravar mais duas músicas em acetato. Ele cantou "'Casual Love Affair 'e uma música country chamada" I'll Never Stand in Your Way ".
Phillips trabalhado nos controles. Apesar de ter oferecido o jovem cantor pouco encorajamento.04 de janeiro de 1954 Sessão de Demos
24 de janeiro Dixie Locke de quatorze anos de idade, aviso a Elvis sobre uma função da igreja e ter certeza que ele iria, fez planos para ir andar de patins na noite do sábado seguinte.
16 de fevereiro Cerca de duas semanas após a sua primeira reunião do Elvis traz Dixie casa para conhecer seus pais.
26 de fevereiro de Elvis e Dixie assistir o canto do Evangelho toda a noite no Auditório Ellis juntos pela primeira vez.
Elvis e Dixie foram praticamente todos os dias ao Auditório Ellis durante todo o verão, iam ao cinema duas ou três vezes por semana.
18 de abril de Dixie vai passar a Páscoa com a família de Elvis.
20 de abril Elvis começa a trabalhar na Crown Electric, onde ele começa a dirigir um caminhão de US $ 1 por hora.
Às vezes, durante a audição Elvis ia ver o grupo Blackwood, e sempre era esmagado quando de acordo com a sua lembrança, era dito a ele que ele não podia cantar em harmonia.
8 de maio de Elvis e Dixie participar da anual Memphis Cotton Carnaval, onde Elvis corre para Ronald Smith, um amigo que ambos sabiam do bairro de Dixie Memphis Sul. Smith é um regular na banda Eddie Bond e disse para Elvis que havia uma abertura na banda para um vocalista e ele deve vir experimentar no Hi-Hat.
09 de maio, Elvis e Dixie assistir à Cruzada Oral Roberts.
Phillips trabalhado nos controles. Apesar de ter oferecido o jovem cantor pouco encorajamento.04 de janeiro de 1954 Sessão de Demos
24 de janeiro Dixie Locke de quatorze anos de idade, aviso a Elvis sobre uma função da igreja e ter certeza que ele iria, fez planos para ir andar de patins na noite do sábado seguinte.
16 de fevereiro Cerca de duas semanas após a sua primeira reunião do Elvis traz Dixie casa para conhecer seus pais.
26 de fevereiro de Elvis e Dixie assistir o canto do Evangelho toda a noite no Auditório Ellis juntos pela primeira vez.
Elvis e Dixie foram praticamente todos os dias ao Auditório Ellis durante todo o verão, iam ao cinema duas ou três vezes por semana.
18 de abril de Dixie vai passar a Páscoa com a família de Elvis.
20 de abril Elvis começa a trabalhar na Crown Electric, onde ele começa a dirigir um caminhão de US $ 1 por hora.
Às vezes, durante a audição Elvis ia ver o grupo Blackwood, e sempre era esmagado quando de acordo com a sua lembrança, era dito a ele que ele não podia cantar em harmonia.
8 de maio de Elvis e Dixie participar da anual Memphis Cotton Carnaval, onde Elvis corre para Ronald Smith, um amigo que ambos sabiam do bairro de Dixie Memphis Sul. Smith é um regular na banda Eddie Bond e disse para Elvis que havia uma abertura na banda para um vocalista e ele deve vir experimentar no Hi-Hat.
09 de maio, Elvis e Dixie assistir à Cruzada Oral Roberts.
3 de junho de Dixie deixa férias em família na Flórida.
26 de junho de Elvis ainda não desistiu de uma gravação para a Sun Records e continua a passar pelo Memphis Recording Service com isso em mente. Marion Keisker finalmente chamado Elvis a criação de um compromisso, quase um ano depois gravou seu primeiro disco pessoal. Em uma recente viagem para Nashville, Philips tinha ouvido uma música que lembrou da voz de Elvis Presley, e eles trabalharam em "Without You" por várias horas. Infelizmente, Elvis não conseguia dominar a música, então Phillips pediu que ele cantasse qualquer coisa que ele sabia. Satisfeito com a oportunidade, Elvis passou através de seu extenso repertório de músicas country e R & B melodias.
Este ensaio foi muito provavelmente não gravada. Várias músicas foram tentadas, sem sucesso. Não é impossível que eles tentaram Casual Love Affair.
Phillips ficou impressionado o suficiente para sugerir que o promissor cantor se juntamente com Scotty Moore, um jovem guitarrista que tocava com uma banda de jazz local de música country, o Wranglers Starlight.
Elvis foi ver Moore quase que imediatamente. Moore recorda: "Ele estava com uma camisa rosa, calça rosa com listras brancas nas pernas e sapatos brancos, e eu pensei que minha esposa iria sair pela porta dos fundos - as pessoas simplesmente não estavam usando esse tipo de roupas espalhafatosas no "tempo. Moore apresentou Elvis ao baixista Bill Black, e os três músicos passaram o tempo quente verão de Memphis tentando encontrar um som que clicou.
29 de junho, os membros do Quarteto Blackwood Brothers, são mortos em um acidente de avião no Alabama. Quando o grupo decide seguir em frente, baixo cantor JD Sumner vai se juntar a eles.
Segunda-feira, 5 de julho, os três foram para o estúdio Sun porque Sam Philips queria ouvi-los em fita. Recentemente haviam criado, a fita de gravação magnética tornou possível para eles fazer um take de uma música, ouvi-la, em seguida, fazer os ajustes para o próximo take. Nada de especial aconteceu na sessão até Presley começou a brincar e jogar uma obscura canção de blues 1946, 'That's Al Right', durante um intervalo.
Elvis começou a cantar música 'Big Boy' Arthur Crudup, com um ritmo rápido e com um estilo mais casual do que a maioria das canções de blues, e Moore e Black ouviram a voz rouca de Phillips para fora da cabine de controle, "O que você está fazendo? ' Nenhum deles sabia realmente. Como eles puderam?
Como poderiam saber que tinham tropeçado em um som novo para uma nova geração?
Sam reconheceu imediatamente. Ele ficou surpreso que o rapaz nem sabia Crudup "Big Boy" Arthur - nada em nenhuma das músicas que ele tinha tentado até agora deu qualquer indicação de que ele foi atraído para esse tipo de música em tudo. Mas este era o tipo de música que Sam tinha há muito tempo procurado ... E a maneira como o garoto realizava, ele deparou com um frescor e uma exuberância, que deparou com o tipo de originalidade de olhos claros, era "diferente".
Phillips estava animado com o som do trio e reconheceu seu potencial. Pediu-lhes para refinar a sua interpretação única de "tudo bem", e então ele gravou.
Em 1972 durante a gravação do filme Elvis On Tour, Elvis falou sobre como fazer seu primeiro registro para sua mãe. Elvis também fala sobre primeira vez que ele apareceu no palco e sobre a reação de seus movimentos durante a execução.
Scotty Moore diz que foi Bill Black, que veio com o outro lado para o que seria seu primeiro disco. Foi a sua versão de "Blue Moon of Kentucky" o padrão de bluegrass, que ficou famosa por Bill Monroe.
Elvis usando uma espécie de som de soluços, enquanto Sam Phillips adicionou uma reverberação, resultando no famoso efeito de eco. Elvis se tornou a base de "rockabilly", a fusão da música country (música caipira comumente chamado) com um som de rhythm-and-blues que foi relaxado e acelerado, "Rockabilly" O termo não era muito conhecido até Elvis se tornou um nome familiar.
Na época, ele retira seu primeiro disco para a Sun, não havia nenhuma palavra que possa descrever adequadamente seu estilo de música. Quando a imprensa tentou explicar o seu som, geralmente feito uma bagunça, muitas vezes confundindo seus leitores com comparações inapropriadas ou cômicas com outros tipos de música. Elvis foi referido várias vezes como um "cantor caipira ',' o jovem talento de ritmo rural", um "homem branco ... cantando ritmos negros com um sabor rural" e "um homem jovem [com a] abordagem para a música caipira ". Não muito tempo depois do sucesso de Elvis no rockabilly, outros cantores country apareceu na porta do Sun Studio, esperando que Phillips pudesse realizar a mesma mágica com eles, como fez com Elvis. Phillips eventualmente gravau Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Roy Orbison, Charlie Feathers, Billy Lee Riley, Dickie Lee e outros artistas.
5 de julho de 1954 Sun Studio - Memphis, Tennessee
"That's All Right Mama" foi escrita e gravada originalmente por Arthur Crudup, em 1954, mas é mais conhecida pela versão de Elvis Presley,foi combinado com "Blue Moon of Kentucky".
Ao terminar a sessão de gravação, de acordo com Scotty Moore, Bill Black comentou ...
... 'Droga. assim que tocar no rádio e eles vão nos colocar para fora da cidade ".
07 de julho, após uma sessão breve e mal sucedida, Sam joga um acetato de 'That's All Right' para DJ Dewey Phillips.
08 de julho, WHBQ disc jockey Dewey Philips (nenhum parentesco)traz Sam Philips ao lado da canção 'That's All Right' para jogar no seu terreno quebrando-Memphis programa de rádio, 'Red Hot and Blue ", em seguida, perto da altura de sua popularidade. A resposta foi imediata - centenas de telefonemas e telegramas.
Gladys e Vernon ouviam o show de Dewey naquela noite na expectativa de ouvir seu filho no rádio.
Elvis vai ao cinema a poucos quarteirões de distância.
Quando Dewey desempenha o acetato de as luzes telefonistas e ele continua a tocar a música várias e várias vezes, e chamando a casa Presley tentando localizar Elvis para o estúdio. Gladys e Vernon vão ao cinema e, finalmente, localizando Elvis enviá-lo até a estação de rádio. Quando Elvis nervoso finalmente aparece, Dewey faz uma conversa casual com ele, não informando-o até depois que foram ao ar.
09 de julho de 1954 Sun Studio - Memphis, Tennessee
Embora a data exata da sessão que produziu o lado B de Elvis primeiro registro não é conhecida, a necessidade urgente de um segundo lado está está enfatizado pela sensação de que "That's All Right" direito a ser reproduzido no programa de Dewey criou. Algumas fontes de datá-lo como 06 de julho, cerca de 09 de julho, que faz mais sentido.
11 de julho Jerry Schilling reúne cinco rapazes mais velhos em um jogo de futebol de toque, a convite da Red West.
Jerry Schilling: "A primeira vez que ouvi Elvis estava na segunda semana de julho de 1954. Esse domingo, 11 de julho, 1954, eu fui para o meu playground local no Norte de Memphis - um bairro muito pobre. Havia cinco meninos mais velhos dentro e fora da escola tentando levantar-se um jogo de futebol. É assim que Elvis Presley era impopular naquele ponto ".
"Elvis estava apenas começando, e ninguém sabia quem ele era ainda".
Jerry Schilling: "Red West, um amigo de meu irmão mais velho, sabia que eu jogava futebol escola. Ele disse, 'Jerry, você quer jogar com a gente? " As crianças pequenas gostam de jogar com os caras grandes, por isso, é claro, eu disse, 'Claro'. Ficamos no amontoado, e eu juro por Deus eu vi o outro cara e disse [Para mim]: 'É o menino de Hume High que cantou essa música que eu acabei de ouvir no rádio ". Seu nome nunca foi mencionado ".
Jerry Schilling: Nós nunca podemos esquecer que rock and roll nasceu da segregação. Era perigoso para nós que ir até Beale Street para comprar nossos álbuns. Nossos pais teria aterrado nos sempre se descobrissem. Era uma sociedade totalmente segregado. Beale Street era negro. Main Street era branco. No meio de tudo isso, Dewey Phillips tocou um disco chamado "That's All Right Mama 'por um menino na Humes High School. porque o público, então, saberia que ele era branco. Dewey jogado predominantemente black music. Quando 'That's All Right Mama "veio no rádio, foi tão emocionante. Rolou-a em algo a ser uma parte. Entrevista com Jerry Schilling
12 de julho Scotty Moore se torna o gerente e agente de reservas para o novo grupo.
George Klein: Sun Records proprietário, Sam Phillips, que havia projetado o 'That's All Right Mama' a gravação, teve um tempo difícil no começo na maioria dos mercados. "Era tão diferente - um homem branco cantando um ritmo e blues. Era o início. Um monte de caras estavam apreensivos.
As estações de negros não iria tocar porque ele era branco, e as estações de brancos não iria tocar, porque ele parecia preto. Sam tinha que falar com amigos e puxar favores.
Ele iria para cada estação de rádio pouco em Mississippi, Arkansas e Tennessee, para tentar desempenhar ".
Klein disse que a música mudou a Elvis que ele tinha conhecido. "Ele começou a mudar imediatamente. Ele foi de um cara de perfil baixo tímido para um cara que já estava lá fora, com um registro e fazendo alguns shows, um pouco mais polido, mais seguro de si. Realmente foi uma agradável surpresa, e ele estava pronto para isso. Ele havia preparado.
Ele tinha estudado outros cantores e como agiram no palco '. A música não significava muito dinheiro no início. Klein diz que Elvis, Moore e Black 'foram, provavelmente, ficando US $ 75 por noite, para dividi-lo em três. Para os rapazes de Lauderdale Courts (habitação social), que foi muito bom, mas não era como ter um milhão de discos vendidos ".
Scotty Moore: Passamos dois anos, pagando nossas dívidas "1954-1956, quando Elvis gravou" Heartbreak Hotel ", a canção que atingiu o número 1 na parada de singles pop da Billboard, No. 1 nas cartas do país e n º 5 em nas paradas de R & B. Eles nunca se sentiram desvalorizados ou preocupados com o aluguel . "As coisas aumentaram muito gradual, mas, felizmente, eles fizeram aumento a cada dia. Bill e eu sentia que ele (Elvis) seria grande. A grandeza só veio mais rápido do que pensávamos ".
Um ano atrás Red West, um colega da escola de Elvis, diz que ele estava na escola quando ele soube do lançamento de Elvis registrado.
West, ator e treinador de atores, diz Elvis foi um dos poucos artistas que nunca pareciam ter medo do palco. "É como se ele não podia esperar para chegar lá, mesmo nos primeiros dias, e ele sempre sabia as letras. É como nos filmes posteriores. Elvis sempre soube de suas linhas. Eu não me lembro dele errando uma linha em um filme ".
Como Klein, Red West diz Elvis mudou rapidamente desde o menino tímido que ele havia conhecido. 'Houve uma grande diferença. Tão logo isso aconteceu, ele saiu da casca. Ele não era mais tímido'.
Elvis, Scotty e Bill começam a se apresentar juntos,Scotty atuando como empresário do grupo. Elvis continua a trabalhar na Crown Electric como motorista,e o grupo começa a tocar em pequenos clubes e outros shows na região e em todo o Sul, aproveitando o sucesso moderado com os registros e aparições pessoais.
17 de julho Sam Phillips leva Elvis ao Clube de Ar Bon onde os Wranglers Starlite tem um reserva regular. Elvis, Scotty e Bill executar 'That's All Right' e 'Blue Moon of Kentucky ". As duas únicas músicas que eles conhecem bem o suficiente para jogar na frente de uma platéia. Quando realizada, todos os Wranglers teve que deixar o palco, exceto Scotty e Bill, uma vez que eram os únicos na gravação.
Seu desempenho não foi bem recebida e não se coaduna com o resto da banda desde a multidão era um país tradicional e beberrão multidão ocidental e eles não se importam com a aparência de Elvis ou música.
Depois daquela noite, os Wranglers Starlite terminou como um grupo e Scotty e Bill deu a sua total atenção à Elvis e os Blue Moon Boys. Sam Phillips, então, pediu às práticas enológicas Memphis disc jockey Bob Neal reservar Elvis em seu Jamboree Country Music na Shell Overton que contou com Slim Whitman e Billy Walker como os headliners. Seria o seu desempenho profissional primeira aparição pública como uma banda.
17 de Julho. Memphis, TN. Bon Air Club (20:00)
18 de julho Tarde da noite, a família Locke retorna de suas férias na Flórida, e durante a condução em memphis Dixie ouve "Blue Moon of Kentucky" no rádio do carro. Dixie Locke: "Eu sabia o que estava acontecendo, mas nem ele nem eu tinha alguma idéia da magnitude da mesma.
Eu recebi um telegrama dele, dizendo: "Eles estão jogando meus discos no rádio". Ele estava em êxtase sobre ele.
19 de julho lançamento Sun Records de That's All Right ', apoiado com "Blue Moon of Kentucky" (Sun 209) - o primeiro dos cinco singles de Elvis.
A canção é um hit local em Mississippi, bem como no Arkansas e Nova Orleans.
26 de julho de Elvis assina um contrato com a Sun Records. A taxa de royalties é de 3% do preço de atacado.
Sexta-feira 30 de julho Elvis Presley fez sua primeira grande aparição pública com Scotty e Bill, os Blue Moon Boys, no anfiteatro ao ar livre Memphis em Overton Park.
Anunciado como um Hillbilly Hoedown, aparecendo além de Whitman Slim e Billy Walker eram "Sugarfoot 'Collins, Harvelle' Sonny ', Tinker Fry e Harris" Curly ". O show começou às 8:00, na noite de Julho, 30, 1954, e que começou com Elvis, Scotty e Bill executar "That's Alright Mama". Elvis estava tão nervoso que se levantou sobre as bolas de seus pés e sacudiu a perna no tempo com a música, um movimento que ele por vezes utilizado no estúdio. Para seu choque e horror, as meninas na platéia foi à loucura, gritando e aplaudindo. Scotty disse, 'Nós não sabíamos o que estava acontecendo quando todas essas pessoas começaram a gritar e gritar ".
Em seguida eles fizeram "Blue Moon of Kentucky" e quando Elvis ficou fora do palco, ele perguntou por que as pessoas estavam gritando? Alguém lhe disse que era porque ele estava balançando a perna, o que com as calças largas plissadas criou um efeito selvagem girando em sincronia com a música. Mais tarde, no show que eles voltaram e fizeram os mesmos dois números, juntamente com ''I'll never let you go (Little Darlin'), uma nova canção que tinham vindo a trabalhar.
Sam Philips estava na estrada constantemente, após o desempenho no Parque Overton em julho de 1954, promovendo os novos registros para distribuidores, disc jockeys, donos de loja de discos, e operadores de jukebox. Suas experiências, no entanto, eram completamente diferentes. Uma e outra vez, disc jockeys que eram velhos amigos e / ou associados de longa data do negócio disse a Philips que não podiam jogar os registros Presley. O deejay local disse a Sam, "eles vão me expulsar para fora da cidade", enquanto deejays rhythm and blues consideravam 'That's All Right' uma música country. Um disc jockey em um posto de destaque principal disse a Philips, "sua música é tão irregular. Eu simplesmente não consigo lidar com isso agora. Talvez mais tarde ". WELO em Tupelo, Mississippi, cidade natal de Elvis Presley, nem sequer tocar o disco, apesar de muitos pedidos de adolescentes, o deejay parecia não gostar da nova música.
" That's All Right" fez paradas da Billboard regionais até o final de agosto, mas o outro lado era ainda mais popular. Philips apoiou-o com uma versão não-ortodoxo de "Blue Moon of Kentucky", uma valsa que foi um sucesso em 1946 por Bill Monroe, estadista de música country mais velho e pai da música bluegrass. No início de setembro, 'Blue Moon' foi número 1 no País Memphis e gráfico ocidental e 'That's All Right' foi número 7.
01 de agosto, Elvis faz uma aparição breve de rádio na estação de rádio KWEM em West Memphis.
7 de agosto Billboard 209 opiniões... "Um talento novo e forte" chamado Elvis.
09 de setembro, Elvis, Scotty e Bill ainda estavam fazendo shows estritamente pequenas e em torno de Memphis. Eles foram contratados para executar na inauguração da Lamar-airways.
"That's All Right Mama" foi escrita e gravada originalmente por Arthur Crudup, em 1954, mas é mais conhecida pela versão de Elvis Presley,foi combinado com "Blue Moon of Kentucky".
Ao terminar a sessão de gravação, de acordo com Scotty Moore, Bill Black comentou ...
... 'Droga. assim que tocar no rádio e eles vão nos colocar para fora da cidade ".
07 de julho, após uma sessão breve e mal sucedida, Sam joga um acetato de 'That's All Right' para DJ Dewey Phillips.
08 de julho, WHBQ disc jockey Dewey Philips (nenhum parentesco)traz Sam Philips ao lado da canção 'That's All Right' para jogar no seu terreno quebrando-Memphis programa de rádio, 'Red Hot and Blue ", em seguida, perto da altura de sua popularidade. A resposta foi imediata - centenas de telefonemas e telegramas.
Gladys e Vernon ouviam o show de Dewey naquela noite na expectativa de ouvir seu filho no rádio.
Elvis vai ao cinema a poucos quarteirões de distância.
Quando Dewey desempenha o acetato de as luzes telefonistas e ele continua a tocar a música várias e várias vezes, e chamando a casa Presley tentando localizar Elvis para o estúdio. Gladys e Vernon vão ao cinema e, finalmente, localizando Elvis enviá-lo até a estação de rádio. Quando Elvis nervoso finalmente aparece, Dewey faz uma conversa casual com ele, não informando-o até depois que foram ao ar.
09 de julho de 1954 Sun Studio - Memphis, Tennessee
Embora a data exata da sessão que produziu o lado B de Elvis primeiro registro não é conhecida, a necessidade urgente de um segundo lado está está enfatizado pela sensação de que "That's All Right" direito a ser reproduzido no programa de Dewey criou. Algumas fontes de datá-lo como 06 de julho, cerca de 09 de julho, que faz mais sentido.
11 de julho Jerry Schilling reúne cinco rapazes mais velhos em um jogo de futebol de toque, a convite da Red West.
Jerry Schilling: "A primeira vez que ouvi Elvis estava na segunda semana de julho de 1954. Esse domingo, 11 de julho, 1954, eu fui para o meu playground local no Norte de Memphis - um bairro muito pobre. Havia cinco meninos mais velhos dentro e fora da escola tentando levantar-se um jogo de futebol. É assim que Elvis Presley era impopular naquele ponto ".
"Elvis estava apenas começando, e ninguém sabia quem ele era ainda".
Jerry Schilling: "Red West, um amigo de meu irmão mais velho, sabia que eu jogava futebol escola. Ele disse, 'Jerry, você quer jogar com a gente? " As crianças pequenas gostam de jogar com os caras grandes, por isso, é claro, eu disse, 'Claro'. Ficamos no amontoado, e eu juro por Deus eu vi o outro cara e disse [Para mim]: 'É o menino de Hume High que cantou essa música que eu acabei de ouvir no rádio ". Seu nome nunca foi mencionado ".
Jerry Schilling: Nós nunca podemos esquecer que rock and roll nasceu da segregação. Era perigoso para nós que ir até Beale Street para comprar nossos álbuns. Nossos pais teria aterrado nos sempre se descobrissem. Era uma sociedade totalmente segregado. Beale Street era negro. Main Street era branco. No meio de tudo isso, Dewey Phillips tocou um disco chamado "That's All Right Mama 'por um menino na Humes High School. porque o público, então, saberia que ele era branco. Dewey jogado predominantemente black music. Quando 'That's All Right Mama "veio no rádio, foi tão emocionante. Rolou-a em algo a ser uma parte. Entrevista com Jerry Schilling
12 de julho Scotty Moore se torna o gerente e agente de reservas para o novo grupo.
George Klein: Sun Records proprietário, Sam Phillips, que havia projetado o 'That's All Right Mama' a gravação, teve um tempo difícil no começo na maioria dos mercados. "Era tão diferente - um homem branco cantando um ritmo e blues. Era o início. Um monte de caras estavam apreensivos.
As estações de negros não iria tocar porque ele era branco, e as estações de brancos não iria tocar, porque ele parecia preto. Sam tinha que falar com amigos e puxar favores.
Ele iria para cada estação de rádio pouco em Mississippi, Arkansas e Tennessee, para tentar desempenhar ".
Klein disse que a música mudou a Elvis que ele tinha conhecido. "Ele começou a mudar imediatamente. Ele foi de um cara de perfil baixo tímido para um cara que já estava lá fora, com um registro e fazendo alguns shows, um pouco mais polido, mais seguro de si. Realmente foi uma agradável surpresa, e ele estava pronto para isso. Ele havia preparado.
Ele tinha estudado outros cantores e como agiram no palco '. A música não significava muito dinheiro no início. Klein diz que Elvis, Moore e Black 'foram, provavelmente, ficando US $ 75 por noite, para dividi-lo em três. Para os rapazes de Lauderdale Courts (habitação social), que foi muito bom, mas não era como ter um milhão de discos vendidos ".
Scotty Moore: Passamos dois anos, pagando nossas dívidas "1954-1956, quando Elvis gravou" Heartbreak Hotel ", a canção que atingiu o número 1 na parada de singles pop da Billboard, No. 1 nas cartas do país e n º 5 em nas paradas de R & B. Eles nunca se sentiram desvalorizados ou preocupados com o aluguel . "As coisas aumentaram muito gradual, mas, felizmente, eles fizeram aumento a cada dia. Bill e eu sentia que ele (Elvis) seria grande. A grandeza só veio mais rápido do que pensávamos ".
Um ano atrás Red West, um colega da escola de Elvis, diz que ele estava na escola quando ele soube do lançamento de Elvis registrado.
West, ator e treinador de atores, diz Elvis foi um dos poucos artistas que nunca pareciam ter medo do palco. "É como se ele não podia esperar para chegar lá, mesmo nos primeiros dias, e ele sempre sabia as letras. É como nos filmes posteriores. Elvis sempre soube de suas linhas. Eu não me lembro dele errando uma linha em um filme ".
Como Klein, Red West diz Elvis mudou rapidamente desde o menino tímido que ele havia conhecido. 'Houve uma grande diferença. Tão logo isso aconteceu, ele saiu da casca. Ele não era mais tímido'.
Elvis, Scotty e Bill começam a se apresentar juntos,Scotty atuando como empresário do grupo. Elvis continua a trabalhar na Crown Electric como motorista,e o grupo começa a tocar em pequenos clubes e outros shows na região e em todo o Sul, aproveitando o sucesso moderado com os registros e aparições pessoais.
17 de julho Sam Phillips leva Elvis ao Clube de Ar Bon onde os Wranglers Starlite tem um reserva regular. Elvis, Scotty e Bill executar 'That's All Right' e 'Blue Moon of Kentucky ". As duas únicas músicas que eles conhecem bem o suficiente para jogar na frente de uma platéia. Quando realizada, todos os Wranglers teve que deixar o palco, exceto Scotty e Bill, uma vez que eram os únicos na gravação.
Seu desempenho não foi bem recebida e não se coaduna com o resto da banda desde a multidão era um país tradicional e beberrão multidão ocidental e eles não se importam com a aparência de Elvis ou música.
Depois daquela noite, os Wranglers Starlite terminou como um grupo e Scotty e Bill deu a sua total atenção à Elvis e os Blue Moon Boys. Sam Phillips, então, pediu às práticas enológicas Memphis disc jockey Bob Neal reservar Elvis em seu Jamboree Country Music na Shell Overton que contou com Slim Whitman e Billy Walker como os headliners. Seria o seu desempenho profissional primeira aparição pública como uma banda.
17 de Julho. Memphis, TN. Bon Air Club (20:00)
18 de julho Tarde da noite, a família Locke retorna de suas férias na Flórida, e durante a condução em memphis Dixie ouve "Blue Moon of Kentucky" no rádio do carro. Dixie Locke: "Eu sabia o que estava acontecendo, mas nem ele nem eu tinha alguma idéia da magnitude da mesma.
Eu recebi um telegrama dele, dizendo: "Eles estão jogando meus discos no rádio". Ele estava em êxtase sobre ele.
19 de julho lançamento Sun Records de That's All Right ', apoiado com "Blue Moon of Kentucky" (Sun 209) - o primeiro dos cinco singles de Elvis.
A canção é um hit local em Mississippi, bem como no Arkansas e Nova Orleans.
26 de julho de Elvis assina um contrato com a Sun Records. A taxa de royalties é de 3% do preço de atacado.
Sexta-feira 30 de julho Elvis Presley fez sua primeira grande aparição pública com Scotty e Bill, os Blue Moon Boys, no anfiteatro ao ar livre Memphis em Overton Park.
Anunciado como um Hillbilly Hoedown, aparecendo além de Whitman Slim e Billy Walker eram "Sugarfoot 'Collins, Harvelle' Sonny ', Tinker Fry e Harris" Curly ". O show começou às 8:00, na noite de Julho, 30, 1954, e que começou com Elvis, Scotty e Bill executar "That's Alright Mama". Elvis estava tão nervoso que se levantou sobre as bolas de seus pés e sacudiu a perna no tempo com a música, um movimento que ele por vezes utilizado no estúdio. Para seu choque e horror, as meninas na platéia foi à loucura, gritando e aplaudindo. Scotty disse, 'Nós não sabíamos o que estava acontecendo quando todas essas pessoas começaram a gritar e gritar ".
Em seguida eles fizeram "Blue Moon of Kentucky" e quando Elvis ficou fora do palco, ele perguntou por que as pessoas estavam gritando? Alguém lhe disse que era porque ele estava balançando a perna, o que com as calças largas plissadas criou um efeito selvagem girando em sincronia com a música. Mais tarde, no show que eles voltaram e fizeram os mesmos dois números, juntamente com ''I'll never let you go (Little Darlin'), uma nova canção que tinham vindo a trabalhar.
Sam Philips estava na estrada constantemente, após o desempenho no Parque Overton em julho de 1954, promovendo os novos registros para distribuidores, disc jockeys, donos de loja de discos, e operadores de jukebox. Suas experiências, no entanto, eram completamente diferentes. Uma e outra vez, disc jockeys que eram velhos amigos e / ou associados de longa data do negócio disse a Philips que não podiam jogar os registros Presley. O deejay local disse a Sam, "eles vão me expulsar para fora da cidade", enquanto deejays rhythm and blues consideravam 'That's All Right' uma música country. Um disc jockey em um posto de destaque principal disse a Philips, "sua música é tão irregular. Eu simplesmente não consigo lidar com isso agora. Talvez mais tarde ". WELO em Tupelo, Mississippi, cidade natal de Elvis Presley, nem sequer tocar o disco, apesar de muitos pedidos de adolescentes, o deejay parecia não gostar da nova música.
" That's All Right" fez paradas da Billboard regionais até o final de agosto, mas o outro lado era ainda mais popular. Philips apoiou-o com uma versão não-ortodoxo de "Blue Moon of Kentucky", uma valsa que foi um sucesso em 1946 por Bill Monroe, estadista de música country mais velho e pai da música bluegrass. No início de setembro, 'Blue Moon' foi número 1 no País Memphis e gráfico ocidental e 'That's All Right' foi número 7.
01 de agosto, Elvis faz uma aparição breve de rádio na estação de rádio KWEM em West Memphis.
7 de agosto Billboard 209 opiniões... "Um talento novo e forte" chamado Elvis.
09 de setembro, Elvis, Scotty e Bill ainda estavam fazendo shows estritamente pequenas e em torno de Memphis. Eles foram contratados para executar na inauguração da Lamar-airways.
Johnny Cash - A primeira vez que vi Elvis, cantando de um caminhão em uma abertura de farmácia Katz em Lamar Avenue, duas ou três centenas de pessoas, principalmente meninas adolescentes, tinha saído para vê-lo. Com apenas um single para o seu crédito, ele cantou essas duas músicas mais e mais. Essa é a primeira vez que eu o conheci. Vivian e eu fui até ele depois do show, e ele nos convidou para a sua próxima data no Eagle's Nest, um clube promovido pela sonolento John, o disc-jóquei que tinha tomado o seu nome a partir da música Merle Travis e foi apenas tão importante como Dewey Phillips na obtenção de música para o mundo.
Foto:Johnny Cash & Elvis Presley
Lembro-me de espetáculo de Elvis no Eagle's Nest, como se fosse ontem. Eu pensei que Elvis era grande. Ele cantou That's All Right e Blue Moon of Kentucky, mais uma vez (e novamente) além de algumas canções de blues negros e alguns poucos números, como Long Tall Sally, e ele não falou muito.
Final de setembro, a Sun lançou segundo disco de Elvis Presley. "Foi. . . uma declaração ainda mais ousada de intenções que o primeiro, especialmente o número de blues estridente 'Good Rockin' Tonight ', que bombou com mais confiança do que qualquer coisa que poderiam ter imaginado nos primeiros, dias incertos no estúdio ".
Crescente popularidade de Elvis habilitando Philips para organizar uma aparição no Grand Ole Opry para 2 de outubro, embora o Opry nunca tinha agendado um performer em um estágio tão cedo em sua carreira. O desempenho de "Blue Moon of Kentucky" recebeu um "educado, mas um tanto morna recepção", e gerente do Opry disse à Philips, que Presley "simplesmente não se encaixa no molde Opry". Foi uma grande decepção para Elvis.
No início de outubro de 1954, Carl Perkins e os irmãos Jay e Clayton carregado '41 Carl Plymouth cupê e dirigiu-se para Memphis para procurar Sun Records. Na chegada do carro encontrado Sam Phillips desinteressado, mas depois de muita contestação foi concedida uma audição. Sam inicialmente não encontrou nada de interesse no que Carl e sua banda tocou no Sun Studio. Desta vez não foi o explosivo novo 'That's All Right' tipo de desempenho que venceu Sam acabou, mas Carl finalmente jogar uma de suas canções próprias, escritas quando ele tinha 14, e, eventualmente, a ser intitulado 'Movie Mag'. "Now that's original" Phillips chamou - a maneira que você toca, a maneira como você canta, do jeito que você escreveu. Carl tinha um pé na porta. A carreira começou.
2 de outubro de Sam Phillips tem tentado estabelecer uma aparição no Grand Ole Opry, que ele é finalmente capaz de organizar com Opry gerente Bill Denny depois de Sam convenceu-o a "apenas dar ao garoto uma chance '. Elvis canta "Blue Moon of Kentucky". Bill Monroe em reunião com Elvis, Scotty e Bill cumprimentou os bastidores e disse que tinha acabado de cortar uma nova versão de sua canção para a Decca após o seu padrão, que deve sair na próxima semana.
Final de setembro, a Sun lançou segundo disco de Elvis Presley. "Foi. . . uma declaração ainda mais ousada de intenções que o primeiro, especialmente o número de blues estridente 'Good Rockin' Tonight ', que bombou com mais confiança do que qualquer coisa que poderiam ter imaginado nos primeiros, dias incertos no estúdio ".
Crescente popularidade de Elvis habilitando Philips para organizar uma aparição no Grand Ole Opry para 2 de outubro, embora o Opry nunca tinha agendado um performer em um estágio tão cedo em sua carreira. O desempenho de "Blue Moon of Kentucky" recebeu um "educado, mas um tanto morna recepção", e gerente do Opry disse à Philips, que Presley "simplesmente não se encaixa no molde Opry". Foi uma grande decepção para Elvis.
No início de outubro de 1954, Carl Perkins e os irmãos Jay e Clayton carregado '41 Carl Plymouth cupê e dirigiu-se para Memphis para procurar Sun Records. Na chegada do carro encontrado Sam Phillips desinteressado, mas depois de muita contestação foi concedida uma audição. Sam inicialmente não encontrou nada de interesse no que Carl e sua banda tocou no Sun Studio. Desta vez não foi o explosivo novo 'That's All Right' tipo de desempenho que venceu Sam acabou, mas Carl finalmente jogar uma de suas canções próprias, escritas quando ele tinha 14, e, eventualmente, a ser intitulado 'Movie Mag'. "Now that's original" Phillips chamou - a maneira que você toca, a maneira como você canta, do jeito que você escreveu. Carl tinha um pé na porta. A carreira começou.
2 de outubro de Sam Phillips tem tentado estabelecer uma aparição no Grand Ole Opry, que ele é finalmente capaz de organizar com Opry gerente Bill Denny depois de Sam convenceu-o a "apenas dar ao garoto uma chance '. Elvis canta "Blue Moon of Kentucky". Bill Monroe em reunião com Elvis, Scotty e Bill cumprimentou os bastidores e disse que tinha acabado de cortar uma nova versão de sua canção para a Decca após o seu padrão, que deve sair na próxima semana.
Elvis, Scotty e Bill aparecem pela primeira vez no Hayride Louisiana, um ao vivo sábado à noite de rádio de música country mostrar originários de Shreveport, Louisiana, transmitido pela Rádio KWKH. O show é o principal concorrente do Grand Ole Opry, realizado por 190 estações em treze estados. Isto leva a aparições regulares no Hayride. Desta vez a banda foi bem recebida. O Hayride teve um show a cada noite de sábado, e shows no terceiro sábado de cada mês foram transmitidos com um sinal de 50.000 watts, que atingiu até 28 estados.
Depois de apenas uma aparição, Presley assinou um contrato de um ano padrão para ser um dos membros regulares da Hayride, ele e Scotty, Bill e sair de seus empregos.
Depois de apenas uma aparição, Presley assinou um contrato de um ano padrão para ser um dos membros regulares da Hayride, ele e Scotty, Bill e sair de seus empregos.
Foto:Scotty, Elvis, Bill on the Louisiana Hayride : Oct. 16, 1954.
novembro 1954
Em novembro, Elvis assina um contrato de um ano para cinqüenta e duas aparições de sábado à noite no Hayride Louisiana. Esta é uma grande ruptura, mas como a popularidade de Elvis cresce, seu compromisso com o Hayride o impede de viajar muito fora do Sul para continuar a sua carreira em uma escala maior. Durante a associação de Elvis com o Hayride ele conhece o Coronel Tom Parker, um promotor e gerente conectado com vários atos, e conectado com o Hayride Louisiana. Parker também é o gerente de estrela country, Hank Snow.
Em novembro, Elvis assina um contrato de um ano para cinqüenta e duas aparições de sábado à noite no Hayride Louisiana. Esta é uma grande ruptura, mas como a popularidade de Elvis cresce, seu compromisso com o Hayride o impede de viajar muito fora do Sul para continuar a sua carreira em uma escala maior. Durante a associação de Elvis com o Hayride ele conhece o Coronel Tom Parker, um promotor e gerente conectado com vários atos, e conectado com o Hayride Louisiana. Parker também é o gerente de estrela country, Hank Snow.
23 de novembro Elvis faz sua primeira aparição em Gladewater, Texas, em uma mostra de colocar no clube Mint por Tom Perryman, um DJ local, que vai continuar a reservar Elvis na área nordeste do Texas bem no ano seguinte. Como os anúncios de jornais ou não existem ou simplesmente não foram encontrados, suas primeiras aparições na região ainda não são datadas com precisão.
23 de dezembro de Elvis, Scotty e Bill foram detidos por excesso de velocidade a caminho de casa a partir de Shreveport. Elvis lembrou em uma entrevista: "Eu pensei: Aqui vai o meu dinheiro de Natal para uma multa de trânsito. Mas o oficial deu apenas um aviso. Depois que o oficial saiu, nós três saimos do carro e contamos o dinheiro pelos faróis do carro. O dinheiro foi principalmente em notas de dólar,dinheiro que eu jamais tive em meus bolsos de uma só vez! Eu rasguei o pacote inteiro no dia seguinte para presentes de Natal ".
29 de dezembro Imprensa do Memphis Scimitar-relatos de que "Elvis Presley ... assinou um contrato de gestão com Bob Neal, substituindo Scotty Moore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário